Após o fracasso comercial do álbum Bionic, Christina Aguilera brotou novamente no mercado com seu sétimo álbum de estúdio Lotus. O título se refere a uma belíssima flor que sobrevive nas piores condições e ainda prospera. Para este trabalho, Aguilera preferiu trabalhar com qualidade ao invés de quantidade, o que é sempre perceptível em seus discos e pelo visto, Aguilera acertou em cheio.

Gravado em seu home studio, Lotus é um álbum pop que explora outros estilos como o dance-pop no primeiro single "Your Body", além de piano-dirigido visto em "Sing for Me" e "Blank Page". A própria cantora considera "Army of Me" como uma "Fighter 2.0". 

Comercialmente, o álbum tem obtido grande desempenho, pelo menos nos Estados Unidos, onde estrou em #7 no Hot 200 Album da Billboard. Recentemente foi divulgado que "Just a Fool" será o segundo single de trabalho e a canção, uma baladinha romantica com uma pitada de country, é um dueto com Blake Shelton. Agradeço a todos que pediram esse encarte e como era de esperar, Christina manda muito bem nesse quesito.

(Encarte Atualizado)