10 anos de Encartes Pop


Wow! Nesse ano de 2020, o blog Encartes Pop está completando 10 anos. 
Chega a ser surreal pensar que chegaríamos tão longe! Não são apenas 10 anos de existência, é um terço da minha vida dedicada a esse trabalho que tanto me orgulho. 

História

A criação do blog surgiu de uma necessidade particular em descobrir se alguns CDs  internacionais continham a letra das músicas no encarte. Esta sempre foi uma tática que usei para aprender as canções e ao mesmo tempo, estudar a língua inglesa. 
Ou seja, eu unia o útil ao agradável. E para a minha surpresa, muitas pessoas também compartilham dessa curiosidade. Então, encontrei um cenário bastante propício.
  • Não existia um blog brasileiro para concentrar esse tipo de conteúdo 
  • As fontes existentes são espalhadas e por vezes, escassas 
  • Eu já possuía um acervo digital com dezenas de encartes
E aí veio o pensamento: “Por que não colocar todo esse conteúdo em um blog?”
Eu já escrevia em outro blog com alguns amigos da faculdade onde toda semana publicava um encarte. Devido algumas denúncias anônimas, fomos punidos pelo Google, ocasionando na exclusão permanente do portal. 
Esse foi o impulso que precisei para seguir em “carreira solo”, nascendo em Março de 2010 o blog Encartes Pop.

Dificuldades

Eu enfrentei algumas dificuldades, pois não tinha muitos conhecimentos técnicos para lidar com o layout e precisava criar uma identidade visual aceitável. Inclusive, ela já mudou diversas vezes. 
No início, foi difícil conciliar meu tempo de estudante com o de blogueiro. Passei alguns anos me dedicando sozinho e conforme o número de visitantes aumentava, também crescia o número de colaboradores. No meio de tanta gente que sempre contribuiu com o nosso acervo, apareceram leitores que foram convidados para serem editores. 
Já passou pelo blog os queridos Rodrigo Dourado, Marcelo Souza, Diego, Lucas Tosta e atualmente tenho o orgulho de trabalhar ao lado do paraense devoto da música pop Alan Freitas. Sem a contribuição e participação ativa deles, muita coisa não teria sido conquistada. 
Estes são alguns números do blog:
  • Mais de 11 milhões de visualizações de páginas 
  • Mais de 6 mil comentários postados 
  • Mais de 4 mil encartes publicados
Gratidão a vocês, meninos! 
Obrigado a todos que acompanham a jornada do Encartes Pop. 
Obrigado pelo carinho que recebemos, seja por email, Facebook, ou através de nossos comentários no blog.
Obrigado pelo incentivo e por acreditarem nesse projeto. 
Um forte abraço.
Jeferson Carvalho 

10 anos de Encartes Pop 10 anos de Encartes Pop Reviewed by Jeferson Brito on 09:47:00 Rating: 5

3 comentários:

  1. Oh, meninos! Parabéns Jef e Alan por todos esses anos dedicados a postar encartes que não tínhamos acesso; eu como outros "doadores" sentimos um pouquinho parte dessa história porque além de tudo gostamos de compartilhar e deixar acessível todo esse acervo maravilhoso! Um brinde a mais 10 anos! Bjos, Mi.

    ResponderExcluir
  2. Ué,não vai ter festa? O interessante é que o blog se tornou um espaço único de resistência para os colecionadores-órfãos de cd. Ainda temos fôlego! Parabéns! :)

    ResponderExcluir
  3. Realmente o tempo passa rápido!!

    Parabéns por manter esse blog sempre jovial e na ativa!

    Lembro quando entrei pela primeira vez atrás de um encarte que nem mais qual era, e desde então sempre que posso dou um pulinho aqui!!

    Que venham mais e mais anos pela frente!!

    ^_^

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário. Responderemos em breve!

Tecnologia do Blogger.