Samuel Martins Alves teve um início de vida não muito comum. Com apenas dois anos de idade, o bebê de apenas dois dias de vida foi abandonado na porta de uma casa na cidade de Fortaleza, dentro de uma caixa de sapato. Junto com ele acompanhava-se um bilhete informando o dia que nasceu e a última hora que havia feito uma refeição. Com quatro anos de idade, Sam e seus pais adotivos mudaram-se para os Estados Unidos aonde cresceu e foi educado. 

Em Abril de 2013, Sam participou do The Voice USA e apesar dos técnicos estarem gostando de sua performance, nenhum apertou o botão. Porém Sam não desistiu e em Outubro do mesmo ano o jovem apresentou a canção "When I Was Your Man" na  segunda edição do The Voice Brasil e para a sua surpresa, os quatro técnicos apertaram o botão para quem mais tarde se tornaria a primeira "voz" do Brasil. 

O seu disco de estreia autointitulado Sam Alves foi lançado em Março de 2014 e no repertório contém canções em inglês e português. A maioria se trata de regravações e canções que o cantor apresentou no reality show, juntamente com a inédita "Be With Me" que se tornou o seu primeiro videoclipe. Sam Alves vendeu mais de 20 mil cópias do seu primeiro álbum. Agradeço ao leitor Anderson pelo pedido!