ARTPOP é o terceiro e mais recente álbum de Lady Gaga, lançado na primeira semana de Novembro de 2013 em datas alternadas para cada continente. Descrito como "uma celebração e jornada musical poética", ARTPOP se distancia do que foi apresentado em seu álbum anterior, Born This Way. 

Criada por Jeff Koons, a imagem da capa apresenta um escultura de Lady Gaga nua e uma bola azul na sua frente. O fundo da imagem é composto de obras de arte, incluindo "O Nascimento de Vênus", de Sandro Botticelli. "Applause" foi o primeiro single lançado, que acabou tendo de ser antecipado uma semana antes da data prevista. Em Setembro, Gaga  realizou uma pesquisa no Twitter para que os fãs escolhessem o próximo single. "Manicure" e "Sexy Dreams" eram as mais votadas, entretanto uma segunda pesquisa implorava por "Aura" ou "Swine". Nenhuma das quatro opções foi atendida e "Venus" se tornou de fato o segundo single de ARTPOP. 

Antes mesmo do lançamento do disco, Lady Gaga participou do iTunes Festival no qual cantou oito faixas do novo disco, dentre elas "I Wanna Be With You", que mais tarde foi renomeada para "Dope". O encarte pode parecer simples, mas existe um conceito por trás de suas imagens e psicodelismo.