Encarte: Pink Floyd - The Wall



Nesses últimos dias, recebi um comentário de um leitor que me perguntou por que eu estava publicando encartes de bandas de rock no Encartes Pop. Eu respondi a ele, e gostaria de deixar claro a todos que ainda não sabem, que hoje o blog é universal e que procuro agradar a todos os gêneros. A palavra "Pop" do nome Encartes Pop já não tem seu significado retirado do gênero musical pop e sim ao popular no geral. Qual gênero musical está na popularidade nesse exato momento? Todos! Sendo assim, começo as atividades de hoje trazendo um clássico e histórico encarte do rock mundial - The Wall da banda Pink Floyd.

Para os curiosos de plantão, o nome Pink Floyd surgiu devido à admiração do fundador da banda Syd Barret pela arte dos músicos de blues Pink Anderson e Floyd Council. The Wall é um álbum conceitual do Pink Floyd e foi lançado em meados de 1979. Presente na lista dos 200 Álbuns Denifidos do Rock and Roll Hall of Fame, é aclamado por críticos e fãs como um dos melhores álbuns da banda, se tornando um clássico do rock, como também suas canções vieram inspirando muito o rock feito nos dias de hoje.

Roger Waters teve a inspiração de criar este álbum durante uma turnê de divulgação do álbum Animals, em que teve de cuspir na cara de um fã, após o mesmo apresentar um comportamento pertubador. Com isso, Roger Waters teve a idéia de criar um muro entre ele e o público, idéia essa que veio ser desenvolvida para a produção de "The Wall". O conceito do álbum, tal como a maioria das músicas, pertence a Roger Waters. A história retrata em ficção a vida de um anti-herói ("Pink") que é martelado e espancado pela sociedade desde os primeiros dias da sua vida: sufocado pela mãe, oprimido na escola, ele constrói um muro em sua consciência para isolá-lo da sociedade, e refugia-se num mundo de fantasia que criou para si. Durante uma alucinação provocada pela droga, Pink transforma-se num ditador fascista apenas para que a sua consciência rebelde o ponha em tribunal, onde seu juiz interior ordena-lhe que mande abaixo o seu próprio muro e se abra para o mundo exterior.

Por todo o mundo o álbum produziu uma série de singles de sucesso, incluindo: "The Happiest Days of Our Lives", "Another Brick in the Wall (Part II)", "Mother", "Empty Spaces", "Young Lust" e "Comfortably Numb". Um fator interessante deste trabalho é que para a música "Another Brick in the Wall (Part II)" foi preciso de um grupo coral estudantil, então a banda se dirigiu a escola Islington Green School, que estava localizada próxima a um dos estúdios onde o disco foi gravado, e no meio da aula lançaram o convite para participação da música. O coro foi gravar, mas foram impedidos de escutar o resto da música depois de cantarem, o que os decepcionou. Apesar da escola ter ganho mil libras, não houve contrato de royalties, ou seja, cada aluno que participou do coro, saiu de mãos vazias. Mas a história não ficou assim! Todos os alunos foram reunidos através um site da internet e denunciaram a banda. Segundo especialistas, disseram que cada aluno recebeu uma quantia de 500 libras, além de uma cópia do álbum The Wall. Assim parece um contrato mais justo, não é?

The Wall também marcou um episódio triste para os fãs de Pink Floyd, que foi a saída de Roger Waters, porém antes de fazê-lo, um grande concerto foi realizado em Berlim, no dia 21 de Julho de 1990. Roger convidou vários artistas, dentre eles Van Morrison, Sineàd O'Connor, Cyndi Lauper, The Scorpions e Bryan Adams, para comemorar a queda do muro de Berlim, como também angariar fundos para o World War Memorial Fund for Disaster Relief.

Agradeço a leitora Tha pelo excelente pedido!


























Encarte: Pink Floyd - The Wall Encarte: Pink Floyd - The Wall Reviewed by Jeferson Brito on 11:00:00 Rating: 5

6 comentários:

  1. Esse disco é muito bom!!E o encarte é absurdoe misterioso
    muito muito obrigada equipe. Vou ter o prazer de ouvi-lo e vendo o encarte agora!!
    Muito obrigada!

    ResponderExcluir
  2. O post ficou muito bom e tem bastante informação sobre o álbum. Parabéns!

    ResponderExcluir
  3. Clássico absoluto!
    Baixando todo o encarte aqui...

    Parabéns pelo blog, é bastante variado e democrático, sempre que posso dou uma olhadinha aqui...

    Se puder continue postando mais encartes do Pink Floyd ( Dark Side Of The Moon, Division Bell, Ummagumma, etc e de outras bandas clássicas do rock.

    ResponderExcluir
  4. Clássico Absoluto!
    Um dos melhores discos do Pink Floyd,Sempre ouço e acompanho as letras, aogora com o encarte melhor ainda...Estou baixando todo o encarte aqui.

    Parabéns pelo blog, é bastante democrático: tem encartes desde cantoras pop ate de bandas de metal... muito bom.

    Gostaria de fazer um peido: sempre que puder continue postando encartes de bandas clássicas do rock (dos anos 60 e 70) e principalmente do Pink Floyd, banda que gosto cada vez mais.

    ResponderExcluir
  5. é o encarte mais foda que já vi

    ResponderExcluir
  6. Acho que THE WALL é rock mas também um dosálbuns mais pop que conheço, todo mundo conhece, até mesmo os que não curtem rock ou pop, então vc acertou em postar.

    Existem vários outros de outros gêneros que são muito POPular

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário. Responderemos em breve!

Tecnologia do Blogger.